Níveis do Guaíba caem abaixo da cota de alerta
De acordo com o IPH, a tendência é de estabilização
Os dados mais recentes do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelam que o nível do Guaíba em Porto Alegre ficou abaixo da cota de alerta na noite de segunda-feira (1º), pela primeira vez desde 19 de junho. Na quarta-feira, 3 de julho, o nível foi registrado em 3,03 metros.
Os cenários de previsão do IPH/UFRGS indicam uma redução lenta dos níveis do Guaíba, mantendo-se abaixo da cota de alerta nos próximos dias. Sem eventos de precipitação significativos previstos, a tendência é de uma queda gradual dos níveis, embora oscilações devido aos ventos possam ocorrer. Na semana que vem, em um cenário mais pessimista, os efeitos do vento sul podem fazer com que o Guaíba atinja valores próximos à cota de alerta novamente.
O pico mais alto registrado este ano foi de 5,35 metros no dia 5 de maio, seguido de um segundo pico de 5,20 metros em 14 de maio. Desde então, houve uma redução lenta, com o menor nível registrado em 2,48 metros em 14 de junho.