CI

No 1º bimestre de 2022, preços do frango abatido ficam muito aquém da média sazonal

O frango abatido teria alcançado no bimestre inicial de 2022 preços entre 3,0% e 3,5% superiores ao ano passado


Foto: Pixabay

Considerada a média sazonal (22 anos transcorridos entre 2000 e 2021), o frango abatido teria alcançado no bimestre inicial de 2022 preços entre 3,0% e 3,5% superiores à média registrada no ano passado. Justificadamente, pois, desde então, o custo de produção permaneceu em alta, evoluindo em níveis bem superiores aos apontados pela média sazonal.

Na prática, porém, o desempenho do frango abatido ficou muito aquém do esperado. Em janeiro, por exemplo, o valor registrado ficou próximo do mínimo histórico para o mês, já que correspondeu a 82,1% da média registrada em 2021. E em fevereiro, a despeito de ligeira recuperação em relação ao mês anterior, o valor obtido foi quase 16% menor que a média do mesmo mês do ano passado.

Interessante notar que, pela curva sazonal (reflexo, na verdade, da sazonalidade de preço das carnes), no trimestre março/maio os preços do frango abatido refluem em relação a janeiro/fevereiro. Em março, por exemplo, ficam menos de 1% acima da média do ano anterior.

Porém, março corrente deve ser diferente. O primeiro dia de negócios do mês (2) foi aberto com um valor mais de 9% superior à média de fevereiro passado. Ou seja: ainda que não se alcancem os valores apontados pela curva sazonal, o momento é de recuperação.

A registrar que, pelos valores ontem alcançados, o frango abatido ainda se encontra cerca de 40 centavos abaixo do valor apontado pela média sazonal para o mês. Deve reduzir significativamente essa diferença nestes próximos dias, podendo até eliminá-la.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.