CI

No 12º Insectshow, GranBio mostrará por que é baixa a incidência de broca nas variedades Vertix

No final de 2015, a GranBio lançou a sua primeira variedade comercial de cana-energia, a Vertix®.


No final de 2015, a GranBio lançou a sua primeira variedade comercial de cana-energia, a Vertix®. Além de atender a demanda de cogeração das usinas, esses cultivares poderão, ainda, servir de matéria-prima abundante para a produção de etanol de primeira e segunda geração.

Uma das características que mais chamam atenção nessas variedades é seu teor de fibra, duas vezes maior do que o encontrado tradicionalmente na cana-de-açúcar convencional. Essa particularidade, inclusive, é o que faz com que a incidência de Broca da cana (Diatrea saccharalis) nesses materiais seja significativamente menor.

José Bressiani, diretor de tecnologia agrícola da GranBio, afirma que a Vertix 1 (cultivar com maior teor de fibra e um pouco mais de açúcar) tem valores inferiores a 1% para a intensidade de infestação da broca, enquanto a Vertix 2 (variedade com menos fibra e um pouco menos de açúcar) apresenta valores ao redor de 2%. Entretanto, embora os valores observados para a ocorrência da broca nas cultivares Vertix® sejam considerados baixos, Bressiani recomenda que sejam adotados os mesmos procedimentos utilizados para a cana-de-açúcar, sempre em resposta à infestação observada. “Assim, esperamos que a infestação esteja sempre sob controle e que, na maioria dos casos, não seja necessário utilizar nenhum tipo de produto biológico, fisiológico ou químico para o controle”, finaliza.

A incidência de broca nas variedades Vertix® de Cana Energia será um dos temas abordados no 12° Seminário sobre Controle de Pragas de Cana (Insectshow), que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, nos dias 13 e 14 de julho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.