CI

No rastro das águas, as doenças

Proliferação de doenças provocadas por fungos é mais uma preocupação dos agricultores mineiros


Favorecida pela incidência de um clima altamente úmido, nublado e frio, a proliferação de doenças provocadas por fungos é mais uma preocupação dos agricultores mineiros. - "Daqui em diante podemos ter sérios problemas com mofo e ferrugem nos cafezais", disse o diretor-técnico da Emater-MG, José Rogério Lara. As plantações de café, supostamente, seriam as únicas a tirar algum benefício das chuvas.


Segundo Lara, outras culturas também correm o mesmo risco de infestação de fungos e os produtores devem ficar atentos nos próximos meses.

No Mato Grosso e em Goiás, somente nesta quinta-feira (5), surgiram dois focos de ferrugem asiática. O fungo responsável por essa doença ataca as plantações de soja e causa perdas significativas de produtividade.

A ocorrência do problema é monitorada pelo Consórcio Antiferrugem, formado por entidades ligadas à agropecuária nacional.

Até agora, a entidade já registrou a incidência da ferrugem asiática em 27 pontos do País. O Estado do Paraná é o mais prejudicado, com onze focos, seguido por Goiás (seis) e Mato Grosso (três).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.