CI

No­vas re­gras pa­ra aná­li­se de se­men­tes

As re­gras de aná­li­se têm um im­por­tan­te pa­pel de pres­cre­ver os pro­ce­di­men­tos de aná­li­se de se­men­tes


As no­vas Re­gras pa­ra Aná­li­se de Se­men­tes se­rão apre­sen­ta­das pe­lo Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pe­cuá­ria e Abas­te­ci­men­to (Ma­pa), du­ran­te o 16º Con­gres­so Bra­si­lei­ro de Se­men­tes, even­to pro­mo­vi­do na pró­xi­ma se­ma­na, em Cu­ri­ti­ba, pe­la As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Tec­no­lo­gia de Se­men­tes (Abra­tes). As re­gras de aná­li­se têm um im­por­tan­te pa­pel de pres­cre­ver os pro­ce­di­men­tos de aná­li­se de se­men­tes, en­vol­ven­do amos­tra­gem, pu­re­za fí­si­ca e va­rie­tal, ger­mi­na­ção, pa­to­lo­gia, te­tra­zó­lio e ­grau de umi­da­de, en­tre ou­tros tes­tes de qua­li­da­de.

A apre­sen­ta­ção das no­vas re­gras se­rá fei­ta pe­la con­fe­ren­cis­ta Le­da Men­don­ça, do Ma­pa. ‘‘A pu­bli­ca­ção des­sas re­gras pro­mo­ve o ali­nha­men­to à IS­TA (or­ga­nis­mo in­ter­na­cio­nal de re­fe­rên­cia em aná­li­se de se­men­tes), o que fa­ci­li­ta o co­mér­cio in­ter­na­cio­nal e ­abre a pos­si­bi­li­da­de de no­vos mer­ca­dos pa­ra o ­Brasil’’, des­ta­ca. A úl­ti­ma ver­são ha­via si­do ela­bo­ra­da em 1992 e a atua­li­za­ção foi ne­ces­sá­ria pa­ra ade­quar a le­gis­la­ção bra­si­lei­ra à re­so­lu­ção do Mer­co­sul, que de­ter­mi­na que as re­gras de aná­li­se de se­men­tes si­gam as re­co­men­da­ções da In­ter­na­tio­nal ­Seed Tes­ting As­so­cia­tion (IS­TA).

De acor­do com Le­da, o pro­ces­so de atua­li­za­ção te­ve iní­cio em 2004, com a for­ma­ção de gru­pos de tra­ba­lho e a se­le­ção de coor­de­na­do­res téc­ni­cos, o que mo­bi­li­zou uma equi­pe de ­mais de 50 pro­fis­sio­nais. ‘‘Os gru­pos tra­ba­lha­ram no sen­ti­do de in­cor­po­rar as me­to­do­lo­gias da IS­TA, pre­ser­van­do as pe­cu­lia­ri­da­des e os avan­ços na­cio­nais em aná­li­se de se­men­tes, con­si­de­ran­do tam­bém a le­gis­la­ção ­vigente’’, ex­pli­ca. Du­ran­te sua apre­sen­ta­ção, a agrô­no­ma do mi­nis­té­rio irá de­ta­lhar os pro­ce­di­men­tos que fo­ram atua­li­za­dos ou in­cluí­dos na no­va le­gis­la­ção. Sua pa­les­tra se­rá no dia 2 de se­tem­bro, das 8h30 às 10 ho­ras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.