CI

Nordeste é responsável por 98% das exportações brasileiras de camarão


O cultivo comercial do camarão marinho no Brasil se deu a partir das últimas duas décadas, mas já se firmou pela rentabilidade comercial do agronegócio e vem demonstrando consistente ritmo de crescimento em produção, produtividade e captação de divisas para o país. A região Nordeste é a principal produtora deste crustáceo, respondendo por 98,8% da exportação brasileira.

Estes e outros dados sobre a produção brasileira de camarões serão analisados pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar de Paiva Rocha, em palestra no Zootec 2004, que compreende o VI Congresso Internacional de Zootecnia e o XIV Congresso de Zootecnia, que acontecerá me Brasília, de 28 a 31 de maio, no Hotel Blue Tree Park. É a primeira vez que a cidade recebe o evento, que acontecerá no hotel Blue Tree Park e está sendo organizado pela ABZ, AZOO-DF e Faculdade UPIS. As inscrições estão abertas.

De acordo com Itamar, em 2003, no setor pesqueiro, as exportações do camarão cultivado foram da ordem de 55%, com volume de 58.455 toneladas, e receita equivalente a US$ 226 milhões. “No ano passado, o camarão produzido na Região Nordeste ocupou a segunda posição no ranking das exportações do setor primário da região, ficando abaixo apenas da cana de açúcar”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.