CI

Nortão: altos custos dificultam produção pecuária

Alto custo ocorre em virtude da logística dos impostos


O principal entrave do setor pecuário em Nova Monte Verde é o custo de produção. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Nova Monte Verde, Orlando Vieira de Figueiredo Silva, o Cajuru, o alto custo ocorre em virtude da logística dos impostos, dificultando a permanência na atividade. “Pagamos em Mato Grosso um taxa de R$ 18 por animais que vamos abater, sendo que em São Paulo custa R$ 2. Mesmo assim, não temos nem estradas asfaltadas, isso encarece o frete, diminui a qualidade da produção e está inviabilizando a produção na região”, explicou, por assessoria.


Cajuru destacou, também, que até mesmo o problema de morte súbita da pastagem na região não tem tanto impacto quanto os custos de produção. A afirmação foi feita durante mais uma rodada de palestras do programa Acrimat em Ação, ontem, que reuniu aproximadamente 80 pecuaristas de Nova Monte Verde e região. Na ocasião, eles esclareceram dúvidas relacionadas ao novo código florestal, mercado do boi, pastagens e uso de medicamentos veterinários.


Outros assuntos debatidos foram sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento obrigatório para todas as propriedades e que ainda não está totalmente definido em Mato Grosso; Terras Indígenas (TI), legislação trabalhista e preço da arroba de boi.

O projeto “Acrimat em Ação” segue nesta quinta-feira (16) para Apiacás, e chega a Alta Floresta na sexta-feira (17).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.