CI

Norte-americanos produzem móveis em laboratório 

Inovação busca diminuir número de árvores derrubadas


Foto: Pixabay

A Mike Post conseguiu em 2013 cultivar carne em um laboratório alimentando células animais para que se multiplicassem em um hambúrguer. Agora, algumas semanas após o sonho de Post atingir seu estágio comercial em Cingapura com a startup Just, os pesquisadores do MIT esperam fazer o mesmo com a madeira no futuro. 

De acordo com os cientistas do MIT, eles poderiam usar a mesma técnica da carne cultivada em células para produzir rapidamente em um laboratório o que levaria décadas para crescer na natureza. Eles poderiam até mesmo fazer o tecido de madeira crescer em formas totalmente formadas, como uma mesa, mitigando assim os danos ambientais das indústrias madeireira e de construção. 

Em um artigo publicado recentemente no Journal of Cleaner Production, os pesquisadores detalham como eles cultivaram tecido vegetal semelhante a madeira a partir de células retiradas das folhas de uma planta zínia, sem solo ou luz solar. "As células vegetais são semelhantes às células-tronco", diz Luis Fernando Velásquez-García, principal cientista dos Laboratórios de Tecnologia de Microsistemas do MIT e co-autor do artigo. “Eles têm o potencial de ser muitas coisas”. 

Ashley Beckwith, estudante de doutorado em engenharia mecânica e principal autora do artigo, disse que eles têm a capacidade de "ajustar" células vegetais da maneira que quiserem, acrescentando que podem usar esse processo para produzir materiais mais eficientes. 

"As árvores crescem em postes cilíndricos altos e raramente usamos postes cilíndricos altos em aplicações industriais", observa ele. “Então você acaba cortando muito material que passou 20 anos cultivando e que acaba sendo um resíduo”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.