CI

Nortelândia/MT investe na produção de peixes

Objetivos é beneficiar o peixe de tanque e obter dele o maior valor agregado possível


No município de Nortelândia, a 248 km de Cuiabá, já foram abertos mais de oito tanques para criação comercial de peixes em pequenas propriedades rurais. A administração municipal tem tem incentivado a atividade cedendo máquinas para abertura de tanques e técnicos para orientar os produtores. Um dos objetivos é beneficiar o peixe de tanque e obter dele o maior valor agregado possível, inclusive com o aproveitamento de subprodutos como o couro e a gordura que desponta como uma promessa na cura e prevenção de doenças.

Um dos criadores de pescado do município é o sitiante Avalone Dias dos Santos, 40 anos, que cria 6 mil peixes das espécies tambaqui e jatuarana em dois tanques. Otimista com a possibilidade de incrementar sua renda, ele acredita que em pouco tempo poderá embalar o produto em conjunto com outros criadores e comercializar no mercado local, regional e estadual. "A minha expectativa é grande até por que temos recebido apoio constante da prefeitura para obtermos sucesso nesse empreendimento, e é louvável a iniciativa de fomentar esta cadeia em nosso município" elogiou o produtor.

Além de atender os interessados na construção dos tanques, os técnicos da prefeitura trabalham o esboço do projeto de comercialização do pescado que deverá chegar ao mercado até o final deste ano.

O prefeito Neurilan Fraga disse que acredita na piscicultura como fomento à geração de renda e, futuramente, como grande indutor do crescimento da economia. "Tão logo esteja solidificada a produção, poderemos buscar investimentos para beneficiar o couro e outras alternativas. Estamos apenas no começo, mas acreditamos que estas e outras cadeias como a do leite e do frango, terão grande influência na nossa economia". Em fevereiro, será lançado no município o frango capirão.

Outros investimentos com apoio da iniciativa privada estão sendo feitos no município, como a abertura de oito pequenas agroindústrias financiadas pelo Sicredi, como parte do programa de desenvolvimento econômico do local. (Com assessoria)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.