CI

Nova adulteração no leite gaúcho opõe Secretário da Agricultura e Mapa

Claudio Fioreze saiu em defesa das empresas Piá e Santa Clara



O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Claudio Fioreze, saiu em defesa das empresas Piá e Santa Clara. “Acredito que o MAPA, em Brasília, se precipitou, sem dialogar com as cooperativas e os laboratórios credenciados por ele mesmo”, afirmou Fioreze através de seu perfil no Twitter.


Nessa semana, as duas cooperativas se viram envolvidas em suspeitas de adulteração de leite. Foi detectado álcool etílico em amostras recolhidas do mercado e analisadas pela Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estado gaúcho.

“Manifestei publicamente minha solidariedade às Cooperativas Piá e Santa Clara, duas empresas tradicionais e de qualidade internacional [...] tem história, gestão, controle de qualidade e assistência técnica. Seus fornecedores são sócios da empresa. O Mapa analisa leite cru, mas o consumidor só bebe industrializado, pasteurizado, UHT ou em pó [...] As cooperativas tem histórico positivo, estavam sob regime especial de inspeção, que não identificou o problema novamente”, defendeu o secretário da Agricultura.


O superintendente do Mapa no RS, Francisco Signor, rebateu Fioreze afirmando que não está preocupado com a marca das empresas. “A análise foi muito bem feita. Nós ficalizamos o leite, não marcas, cooperativas ou empresas privadas. O fiscal nem sabe quem é o proprietário do leite, só depois do resultado do trabalho. É muito impessoal”, afirmou ele ao jornal Zero Hora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.