OGM

Nova banana Cavendish resiste ao Mal do Panamá

Mercado de US$ 12 bilhões de bananas seriam beneficiado por estudo australiano
Por: -Leonardo Gottems
807 acessos

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, desenvolveram bananas Cavendish geneticamente modificadas que resistem a uma doença devastadora que é o Mal do Panamá. Os experimentos com esse tipo de banana são os primeiros no mundo. Nesse primeiro teste, que foi feito entre 2012 e 2015, uma linha de bananas Cavendish transformadas com um gene tirado de uma banana selvagem completamente livre do Mal, enquanto outras três mostraram uma resistência robusta. As bananas foram modificadas com o gene RGA2.

Em comparação, de 67% a 100% do controle de plantas de bananas prévios depois de três anos estavam mortas ou ainda infectada pela doença, incluindo a variedade Cavendish Gigante 218 gerada a partir de cultivo de tecidos no Taiwan e que seriam tolerantes ao Mal do Panamá.

Os pesquisadores descobriram que os níveis de atividade do gene RGA2 é fortemente correlacionado com a resistência à doença. O gene é presente nas bananas naturais, mas geralmente não é muito ativo. Uma nova pesquisa tentará ativa o gene para ser resistente ao Mal do Panamá.

Para o professor James Dale do Centro de Cultivos Tropicais e Biocommodities da Universidade de Queesland, o resultado foi um grande passo para proteger as bananas Cavendish de todo o mundo, avaliadas em US$ 12 bilhões.

“Esses resultados são muito empolgantes porque significa que temos uma soluação que pode ser usada para controlar essa doença. Temos uma banana Cavendish que é resistente a esse fungo que pode ser emprega, depois de desregulação, para cultivar em solos infestados”, afirmou Dale.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink