CI

Nova Ceasa sediará Encontro Nacional de Ceasas do Brasil

O evento será realizado pela Abracen e Brastece nos dias 06 e 07 de dezembro.


O Piauí sediará, nos dias 06 e 07 de dezembro, o Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece). Nos dois dias de programação, especialistas vão discutir o modelo de gestão adotado pela Nova Ceasa há seis meses, que é Parceria Público-Privada (PPP), considerado como exemplo de sucesso para todas as Ceasas do país e apontado como solução para avanços do setor hortifrutigranjeiro no Brasil.

O evento será realizado em Teresina, com o tema “Parceria Público-Privada, uma solução para as Ceasas do Brasil”. As delegações serão recebidas no dia 05, mas a programação será durante todo o dia 06, com debates e palestras. Já no dia 07, quinta-feira, haverá uma visita técnica na Nova Ceasa, iniciando com um café da manhã.

Entre os palestrantes, está o governador do Piauí Wellington Dias, que vai falar sobre as potencialidades do estado, sobretudo a solução encontrada para o progresso e desenvolvimento da Ceasa piauiense; o diretor presidente da Nova Ceasa, James Andrade; a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura; bem como o presidente da União de Permissionários da Ceasa (UPC), Robert Eudes.

O presidente da Nova Ceasa, James Andrade, comemorou o fato de ser a primeira vez que o Piauí sediará um evento de grande porte como este da Abracen e Brastece. “Receber representantes das Ceasas de todo o Brasil é um marco importante para nossa equipe, principalmente porque o que motiva a vinda dos membros das duas associações é o fato da Nova Ceasa ser, hoje, considerada um case de sucesso para todo o país. Eles querem conhecer o projeto adotado aqui, saber mais sobre PPP e visitar o nosso mercado, conhecendo como era a realidade aqui antes da nossa gestão e como está atualmente – obras, projetos, dentre outras coisas”, explica James Andrade.

O evento, realizado no Metropolitan Hotel, foi idealizado pelos presidentes da Abracen e Brastece, Gustavo Fonseca e Waldir Lemos, respectivamente, que já conheceram o entreposto de Teresina, há 3 meses, e ficaram surpresos com a evolução e reestruturação do mercado, em pouco tempo de PPP.

O presidente da Abracen afirma que o modelo de gestão realizado pelo Governo do Estado do Piauí é um divisor de águas para as centrais de abastecimento em todo o país e, por isso, a importância de realizar um encontro nacional no estado. "Já visitei muitas centrais de abastecimento não só no Brasil, mas na França, Paris, Bélgica, Austrália e confesso que por onde andei ainda não tinha visto um modelo tão organizado como este. A intenção é que o mesmo possa inspirar outros estados para que façam melhorias substanciais", declarou Gustavo Fonseca.

O presidente da Brastece se diz ansioso para o encontro que receberá dirigentes de todos os estados da federação na Nova Ceasa. "Posso afirmar, com certeza, que este é um modelo inovador e que me impressionou durante uma visita que fiz ao local. Cheguei de volta ao Rio de Janeiro encantado com os desafios enfrentados no entreposto e como tudo vem ficando. Esta é uma realidade que todos os diretores e associações de Ceasas precisam conhecer”, disse Waldir Lemos.

Recentemente, a Nova Ceasa recebeu o prêmio de segundo melhor projeto estadual de PPP do Brasil, durante solenidade, em São Paulo. A premiação foi recebida pelo diretor presidente do entreposto, durante o evento PPP Awards & Conference Brazil 2017.

A Ceasa piauiense vem sendo administrada pela iniciativa privada há seis meses, por meio de PPP. Ao todo, mais de R$ 3,6 milhões foram investidos no mercado em obras e reformas que visam reestruturar e modernizar o entreposto piauiense.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.