Nova cepa Bt mapeada tem ação fungicida e inseticida
Instituto chinês anunciou conclusão do sequenciamento do genoma da HD521
O Instituto de Pesquisa em Arroz de Sichuan (China) anunciou a conclusão do sequenciamento do genoma da cepa HD521 da bactéria do solo Bacillus thuringiensis (Bt). Trata-se da 16ª cepa mapeada deste microrganismo, que é o inseticida biológico mais amplamente empregado em todo o mundo.
A HD521 apresenta a estrutura de um cromossomo, seis plasmídeos circulares e algumas características diferentes de outras cepas de Bt. A cepa tem a capacidade de inibir o fungo Rhizoctonia solani, que ataca culturas como batata, feijão, fumo, milho e soja, provocando podridão nas raízes no início do desenvolvimento da planta, resultando em redução no vigor e na germinação da semente.
Três genes da HD521 tem a habilidade de codificar proteínas cry7, de efeito inseticida contra a ordem das coleópteras (popularmente conhecidos como besouros ou besoiro, mas também escaravelhos, joaninhas e gorgulhos, entre outros). A tendência é de que esse mapeamento, publicado na Standards in Genomic Sciences (Set/15) seja usado no desenvolvimento de novas variedades transgênicas resistentes a insetos.