CI

Nova cultivar de trigo da Embrapa estimula a produção no Paraná

A BRS Albatroz apresenta ciclo precoce, com força de glúten que a classifica na classe pão


Em meio aos recentes aumentos do trigo no mercado internacional, principalmente devido ao clima desfavorável em alguns países produtores, o plantio da cultura prossegue até julho em toda a Região Sul. Nesta safra, os triticultores do Paraná, maior produtor brasileiro, já contam com uma novidade: o trigo BRS Albatroz.


Desenvolvida pela Embrapa Soja (Londrina – PR) e Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS), em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária, a nova cultivar é comercializada pela Embrapa Transferência de Tecnologia, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A BRS Albatroz é indicada para o Estado do Paraná. Ela apresenta altura média de 90 cm, ciclo precoce, com força de glúten que a classifica na classe pão. Outros pontos fortes são o potencial produtivo, resistência ao acamamento e a boa sanidade. A nova cultivar é resistente ao oídio e moderadamente suscetível à ferrugem da folha, às manchas foliares, à brusone e ao Vírus do Nanismo Amarelo da Cevada.


De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja, a BRS Albatroz chega para complementar as opções disponíveis no mercado, facilitando a diversificação de cultivares e ampliando a segurança do produtor na colheita. Além disso, Bassoi destaca que a cultivar é do tipo pão, o que atende à nova classificação para o trigo, válida a partir de 2012.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Transferência de Tecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.