CI

Nova disputa comercial envolvendo a China? ENTENDA

Dessa vez as ações envolvem a Austrália


Foto: Pixabay

A China, que recentemente se envolveu em uma disputa comercial antidumping com os Estados Unidos, pode estar entrando em uma nova “guerra”, dessa vez com a Austrália. Em 13 de fevereiro, a Comissão Anti-Dumping da Austrália iniciou uma investigação sobre extrusões de alumínio chinesas, seguida por uma investigação separada iniciada em 17 de fevereiro em telas de alumínio chinesas, segundo informações do The Strategist, da Austrália. 

Após isso, em 28 de fevereiro, a comissão decidiu estender os direitos anti-dumping sobre as pias de aço inoxidável chinesas. Houve mais oito ações antidumping contra produtos chineses entre março e julho e algumas das tarifas punitivas impostas aos produtos chineses chegavam a 78%. O ministro do Comércio da Austrália, Simon Birmingham, e o lobby agrícola protestaram quando a China impôs direitos antidumping sobre a cevada e anunciou investigações de direitos antidumping e compensatórios nas exportações de vinho. 

“Os agricultores australianos estão entre os mais produtivos do mundo, que operam sem subsídio governamental de preços”, disse Birmingham após as taxas da cevada, acrescentando que a Austrália se reservou o direito de lançar um apelo à Organização Mundial do Comércio (OMC). 

Ainda segundo o portal, a Austrália foi o terceiro usuário mais prolífico de medidas antidumping nos últimos seis anos, tendo iniciado 84 ações, com apenas Índia e Estados Unidos fazendo mais, de acordo com a Organização Mundial do Comércio. A economia muito maior da União Europeia, em contraste, iniciou 67 ações durante esse período, enquanto o Japão iniciou apenas seis. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.