CI

Nova geração está modificando produção de alimentos

"Os agricultores terão que colher produtos mais diversificados, rastrear e certificar esses produtos e entregá-los frescos"


O modo de consumo de alimentos das novas gerações, especialmente os chamados Milleniuns, está influenciando em uma mudança na maneira em que se produz alimentos em todo o mundo. De acordo com o especialista Remi Schmalz, em um artigo publicado no agfundernews.com, é preciso manter-se sempre à frente das necessidades dos consumidores. 

“Manter-se à frente da mudança nas preferências do consumidor é uma ótima maneira de gerar valor para as próximas gerações e colher os frutos. Ficando atrás, no entanto, pode ser prejudicial para um negócio. Isto é especialmente verdadeiro para a agricultura, onde as mudanças nas preferências dos consumidores podem afetar o que os produtores produzem e como eles operam suas fazendas”, escreveu. 

Isso porque, os consumidores mais jovens estão dispostos a pagar um valor mais alto por um alimento mais específico ou de melhor qualidade, fato que era mais raro no passado, onde não existiam tantas opções. Segundo ele a noção de saúde e de velhice e a preocupação com o corpo está cada vez mais influenciando no comportamento de consumo dos jovens. 

“A geração do milênio também pagará um prêmio por alimentos saudáveis e é mais provável que leia os rótulos dos alimentos do que qualquer geração. Eles estão comendo mais frutas e verduras frescas do que as gerações precedentes e abandonaram em grande parte os alimentos embalados, processados e congelados”, afirma. 

Segundo o especialista, isso significa que o abastecimento e a cadeia de suprimento alimentar mudaram à medida que as preferências da geração do milênio permeiam as indústrias de supermercados e restaurantes. Nesse cenário, Schmalz dá algumas dicas de como a cadeia produtiva deve se comportar para conseguir uma adaptação. 

“Para atender às demandas da geração do milênio e da geração Z, os agricultores terão que colher produtos mais diversificados, rastrear e certificar esses produtos e entregá-los frescos aos consumidores em uma cadeia de suprimentos simplificada”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.