CI

Nova Mutum: área plantada de soja aumenta em 5%, diz sindicato

Previsão é de que sejam plantados 385,3 mil hectares


A área a ser plantada na safra 2012/2013 de soja, em Nova Mutum, teve um acréscimo de 5%, segundo informações do Sindicato Rural. Ao todo, a previsão é de que sejam plantados 385,3 mil hectares. “Registramos esse aumento com base em dados coletados na safra passada. Esse crescimento foi ocasionado por alterações em áreas que antes eram de pastagem e passaram a ser usadas para o plantio pelos produtores. O reflexo será de aproximadamente 10 mil hectares de área dentro do município”, afirmou o presidente do Sindicato Rural, Emerson Bonini.


Em Nova Mutum alguns produtores iniciaram, na semana passada, o plantio da safra de soja, após as primeiras chuvas. “Onde a chuva foi acima da medida, entre 50 a 70 mm os produtores já começaram a plantar. As regiões que ainda não iniciaram registram pouca umidade no solo”, afirma Bonini.

Mesmo com boas expectativas, a classe produtora continua sofrendo com um impasse no transporte de sementes. Segundo o sindicato, as sementeiras não estão correspondendo aos pedidos, caminhões estão há dias na fila e o produtor ainda não recebeu a semente. “Nem todos os produtores tem sementes armazenadas na fazenda, isso por conta da dificuldade de logística”, explica o presidente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.