CI

Nova Mutum inicia colheita da safra de soja

Município, que plantou 340 mil ha de soja, deve colher novamente um volume superior a 1 mi de t


Nova Mutum já deu o pontapé inicial na colheita da soja, na safra 2011/12. Na quarta-feira (04) foram entregues as primeiras cargas da oleaginosa no armazém de uma multinacional. O município, que plantou 340 mil hectares de soja, deve colher novamente um volume superior a 1 milhão de toneladas, firmando-se novamente nas primeiras posições do ranking de maior produtor nacional do grão.


A colheita na primeira semana de janeiro é fruto de investimentos feitos pelos agricultores em sementes super precoces. Tudo isso, para ocupar as lavouras com milho na segunda safra. Estima-se que 90% dos produtores do município plantem milho em seguida. A decisão é fruto do preço pago em 2011, quando a saca do cereal chegou a valer R$ 21. A preocupação reside em um excesso de chuva em janeiro, o que poderia prejudicar a colheita da soja.

O presidente do Sindicato Rural local, Alcindo Uggeri, disse, ao Só Notícias, recentemente, estar com boas expectativas em relação ao comportamento do mercado. “Acredito em uma situação estável, a exemplo do que foi constatado em 2011. 70% já comercializaram a safra de forma antecipada, conseguindo preços excepcionais, de até 22 dólares a saca. A preocupação fica por conta daqueles que não fizeram isso. Caso a China, nosso principal comprador, não apresente um crescimento, já estimado em 7%, pode haver uma desestabilização no mercado das commodities, dificultando a situação”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.