Nova Mutum inicia colheita da safra de soja


Agronegócio

Nova Mutum inicia colheita da safra de soja

Município, que plantou 340 mil ha de soja, deve colher novamente um volume superior a 1 mi de t
Por:
1754 acessos
Nova Mutum já deu o pontapé inicial na colheita da soja, na safra 2011/12. Na quarta-feira (04) foram entregues as primeiras cargas da oleaginosa no armazém de uma multinacional. O município, que plantou 340 mil hectares de soja, deve colher novamente um volume superior a 1 milhão de toneladas, firmando-se novamente nas primeiras posições do ranking de maior produtor nacional do grão.


A colheita na primeira semana de janeiro é fruto de investimentos feitos pelos agricultores em sementes super precoces. Tudo isso, para ocupar as lavouras com milho na segunda safra. Estima-se que 90% dos produtores do município plantem milho em seguida. A decisão é fruto do preço pago em 2011, quando a saca do cereal chegou a valer R$ 21. A preocupação reside em um excesso de chuva em janeiro, o que poderia prejudicar a colheita da soja.


O presidente do Sindicato Rural local, Alcindo Uggeri, disse, ao Só Notícias, recentemente, estar com boas expectativas em relação ao comportamento do mercado. “Acredito em uma situação estável, a exemplo do que foi constatado em 2011. 70% já comercializaram a safra de forma antecipada, conseguindo preços excepcionais, de até 22 dólares a saca. A preocupação fica por conta daqueles que não fizeram isso. Caso a China, nosso principal comprador, não apresente um crescimento, já estimado em 7%, pode haver uma desestabilização no mercado das commodities, dificultando a situação”.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink