CI

Nova solução controla mancha-castanha do amendoim

Doença diminui a área foliar, provoca a queda prematura das folhas e reduz produtividade


A empresa brasileira Ourofino Agrociência anunciou que seu fungicida Nillus (clorotalonil 500 SC) foi lançado agora também como solução para o controle da mancha-castanha, que ataca as plantações de amendoim. Esta é uma doença causada pelo fungo Cercospora arachidicola que provoca lesões arredondadas de cor castanha com bordas amarelas, que ficam visíveis por volta de 40 dias após o plantio. 

De acordo com estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a doença diminui a área foliar do amendoim, provoca a queda prematura das folhas e podendo reduzir a produtividade em até 70%. O fungo que provoca a mancha-castanha é especialmente difícil de controlar porque é transportado pelo vento e sobrevive em restos de culturas da safra anterior. 

Segundo a fabricante, o desenvolvimento do Cercospora arachidicola é favorecido quando há alta umidade relativa do ar e temperaturas entre 20 e 24 graus. Em função dessas características é que a Ourofino Agrociência desenvolve soluções direcionadas para as especificidades da agricultura tropical.

Antônio Nucci, gerente de produtos fungicidas da Ourofino Agrociência, explica que o fungicida Nillus pode evitar ou mesmo controlar a doença quando associado à boas práticas agrícolas, como a rotação da cultura e o uso de sementes de qualidade. Além do amendoim, o Nillus está registrado para as culturas de soja, citrus, trigo, arroz, batata, feijão e tomate. 

“O clorotalonil 500 SC é um fungicida protetor de formulação exclusiva, composto por partículas micronizadas que proporcionam maior aderência na folha e, consequentemente, menor perda por chuva e melhor recobrimento, garantindo mais controle da doença”, explica Nucci.

O profissional ainda ressalta que a aplicação é preventiva e deve ser feita no início de época chuvosa e molhamento de folha, período que é comum o aparecimento de fungos. “É indicado começar as aplicações 30 a 40 dias antes da emergência do amendoim, com intervalo de dez a 14 dias, respeitando volume de aplicação”, afirma ainda o gerente de produtos fungicidas da Ourofino. 

Nesse cenário, a aplicação de um fungicida de qualidade e adequado para o controle da mancha-castanha é imprescindível. “A boa cobertura de todos os tecidos da parte aérea das plantas é fundamental para o sucesso de controle das doenças, independente do equipamento utilizado (terrestre ou aéreo), e o Nillus promove essa prevenção”, diz Nucci. Além disso, o gerente de produtos reforça que a solução da Ourofino é uma ferramenta importante para o manejo de resistência para outras doenças fúngicas nas culturas de milho, algodão e feijão. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.