CI

Nova variedade de algodão combate nematóides reniformes

  "Estamos olhando para uma nova característica de reprodução"


Novas variedades de algodão geneticamente modificado devem ser lançadas para conseguir combater os nematóides reniformes, que anualmente tomam 5% da produção de algodão dos Estados Unidos, gerando perdas de 25%. Nesse cenário, John Mueller, nematologista da Clemson University Extension, estima perdas anuais de 1 milhão de fardos, em todo o país. 

Além disso, os produtores podem em breve ter outra opção, diz Jason Woodward, especialista em desenvolvimento de algodão da PhytoGen para o Mid-Atlantic.  "Estamos olhando para uma nova característica de reprodução", diz Woodward, "como uma solução para problemas de nematóides reniformes no algodão. Estamos lidando com uma característica de reprodução muito semelhante ao que vimos com nossa resistência a nematoides das galhas. Estamos avaliando este material internamente para obter uma melhor compreensão de como as variedades que possuem essa característica atuam em campos onde o reniforme é um problema”, completa. 

Ensaios em toda a faixa de algodão avaliam o desempenho na estação em comparação com as variedades suscetíveis e também prestam muita atenção ao que ocorre nas populações de nematoides abaixo do solo. Woodward diz que atualmente os testes estão em um status de “prova de conceito”, mas ele espera ter sementes disponíveis para alguns produtores em toda a faixa em “uma abordagem direcionada em vários locais no Meio-Atlântico, no Sudeste, no Centro-Sul e West Texas.  

Ele diz que, além de controlar nematóides, essas variedades experimentais mostram melhor rendimento em campos com populações de nematoides reniformes identificadas, em comparação com variedades suscetíveis. "Em preparação para o lançamento, estamos entrando no nosso programa de testes para produtores de PhytoGen Horizon Network (PHN), onde receberemos uma quantidade limitada de material em 2020 e, em seguida, aumentaremos para um lançamento comercial em 2021”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.