CI

Novacki certificou compartimentos de unidades produtoras de aves

Medida visa controlar e responder rapidamente a eventuais contágios epidemiológicos


O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, entregou na quarta-feira (14) na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo, certificados de compartimentação de novas unidades produtoras avícolas.

A compartimentação consiste basicamente na produção em compartimentos, que mapeiam e isolam plantas e estruturas de granjas. Neste modelo a reação a eventos epidemiológicos é mais rápida e de mais fácil controle.

“Estamos empenhados em apoiar o setor na ampliação dos programas de compartimentação, que colocam o país na vanguarda da biosseguridade internacional”, disse o secretário-executivo do Mapa, durante evento com a participação presidente-executivo da ABPA, ex-ministro Francisco Turra.

Novacki lembrou que “há um intenso trabalho desenvolvido pelo Ministério da Agricultura para que a estrutura produtiva da avicultura brasileira seja fortalecida”.

Turra observou que “o Brasil é o único grande produtor no mundo a nunca registrar Influenza Aviária em seu território. É, também, o primeiro a adotar o modelo compartimentado de produção, que permite respostas mais efetivas em situações sanitárias”.

Além de representantes da iniciativa privada, participaram do encontro autoridades dos órgãos de defesa agropecuária estadual de Santa Catarina e de São Paulo.

Os projetos de compartimentação da avicultura foram iniciados em 2008, com o apoio da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.