CI

Novas cultivares de soja são lançadas em Dias de Campo

Ampla resistência aos nematoides de cisto é a principal característica das cultivares convencionais TMG4182 e TMG4185


Ampla resistência aos nematoides de cisto é a principal característica das cultivares convencionais TMG4182 e TMG4185 que estão sendo lançadas pela empresa Tropical Melhoramento e Genética (TMG) nos Dias de Campo 2012 Fundação MT.

As novas cultivares estarão a disposição dos produtores de sementes na próxima safra, a 2012/2013. Elas foram desenvolvidas para atender as necessidades dos produtores que plantam em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (ao norte), Goiás e Bahia. Produtores destes estados têm sofrido prejuízos com a alta incidência dos nematoides de cisto.

De acordo com Sergio Suzuki, diretor-superintendente da TMG para região Cerrado, foram detectados nematoides de cisto de várias raças em lavouras desses estados. E identificar qual raça é uma tarefa árdua para o produtor.
“Por isso desenvolvemos uma cultivar com resistência as diversas raças de nematoides de cisto que existe. A resistência nas cultivares TMG4182 e TMG4185 está ligada à capacidade de dificultar a reprodução do nematoide”, explica Suzuki.

Além da resistência a cisto, as novas cultivares possuem alto potencial produtivo. A TMG4182 é de ciclo precoce, o que permite plantio da segunda safra, tem bom arranque inicial, moderada resistência ao acamamento e a chuva. A TMG4185 é de ciclo médio, também possui bom arranque inicial, permitindo o rápido estabelecimento da lavoura.

Produtores da região do Parecis e do Médio-Norte de Mato Grosso, onde os Dias de Campo 2012 Fundação MT já foram realizados, receberam informações sobre as novas cultivares. Eles puderam também conferir no campo o desempenho de outras cultivares que fazem parte do portfólio da TMG. Produtores do Norte, Sudeste, Sul e da região do Araguaia de Mato Grosso serão os próximos a conheceram as novas cultivares de soja da TMG.
Evento – As inscrições para participar dos Dias de Campo 2012 Fundação MT são gratuitas e podem ser feitas no local. Sábado (28) o evento será realizado em Sorriso/MT. Dia 04 de fevereiro em Primavera do Leste. Dia 08 em Campo Verde. Dia 11 acontecerá em Rondonópolis. Nos dias 01 e 03 de março, os Dias de Campo ocorrerão nas cidades de Querência e Canarana respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.