CI

Novas estratégias para o manejo do ácaro-rajado na cultura do morangueiro

Uso de nim e ácaros predadores no combate à principal praga do morangueiro


Uso de nim e ácaros predadores no combate à principal praga do morangueiro
 
O cultivo do morango se concentra nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Para a produção de morangos com qualidade, o manejo de insetos e ácaros pragas é fundamental devido aos grandes prejuízos causados por estas espécies no cultivo. Dentre as principais pragas da cultura destaca-se o ácaro-rajado que reduz a produção de frutos podendo causar a morte das plantas.

O controle do ácaro-rajado normalmente é feito com o emprego de acaricidas sintéticos que tem selecionado populações resistentes ampliando a necessidade de pulverizações adicionais e ou aumento na dose aplicada. Como a colheita do morango é realizada praticamente todos os dias, uma das principais restrições ao uso dos acaricidas sintéticos é o período de carência que pode chegar a 14 dias. Esta situação tem sido uma das causas das inconformidades em relação à presença de resíduos de agrotóxicos na cultura (ANVISA, 2010).

No Prosa Rural desta semana, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Marcos Botton, vai falar sobre a disponibilidade de métodos alternativos para o manejo do ácaro-rajado na cultura do morangueiro, com destaque para o emprego de agentes de controle biológico, no caso dos ácaros predadores, e produtos naturais, à base de azadiractina.

A Embrapa Uva e Vinho em parceria com a Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), iniciativa privada e produtores validaram o emprego destas tecnologias que permitem manejar as pragas do morangueiro minimizando os impactos negativos ao ambiente e evitando a presença de resíduos tóxicos nos frutos.

O uso isolado da azadiractina (substância retirada principalmente da semente da árvore de nim) ou a associação do produto com ácaros predadores tem reduzido significativamente os prejuízos causados pelo ácaro-rajado na cultura. A azadiractina também tem sido eficaz no controle de outras pragas da cultura como os pulgões.

Segundo o pesquisador, a disponibilidade destas duas tecnologias, que podem ser utilizadas de forma isolada ou conjunta, são ferramentas fundamentais para o manejo de pragas na cultura permitindo a produção de frutas de qualidade e sem resíduos tóxicos. A expectativa da equipe envolvida no projeto é retirar o “rótulo” de o morango ser um produto envenenado devido aos resultados das inconformidades quanto à presença de resíduos tóxicos, tornando a fruta um dos alimentos preferidos pelos consumidores. Para assim, valorizar ainda mais o trabalho dos produtores envolvidos com o cultivo que tem como base a mão de obra familiar.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Anelise Sulzbach
Email: [email protected]
Unidade: Embrapa Uva e Vinho
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.