CI

Novas formas de cultivo na olericultura são apresentadas na Feira

No local, são apresentadas diferentes formas de cultivo de hortaliças e algumas tecnologias simples que contribuem para o manejo de cada cultura


Durante a Expofred 2018, Feira Multissetorial realizada em Frederico Westphalen, a equipe da Emater/RS-Ascar organizou um espaço temático com destaque a atividade da olericultura. No local, são apresentadas diferentes formas de cultivo de hortaliças e algumas tecnologias simples que contribuem para o manejo de cada cultura.

"A proposta desse espaço foi mostrar a olericultura tanto comercial quanto doméstica. Apresentar o cultivo de hortaliças de forma mais sustentável, produzir visando consumo consciente de água e evitar o consumo de agroquímicos", comentou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Sylvio Luis Trentin. Uma das novidades apresentadas no espaço é a cobertura de solo utilizando mulching, uma lona de proteção que evita que animais, como gatos, tenham acesso à horta. Da mesma forma como a higienização dos alimentos é importante, essa também é uma maneira de prevenir a toxoplasmose. "Além disso, essa prática requer menos água, a lona reflete a luz e isso também diminui a incidência de insetos que ficam embaixo das plantas. Outra vantagem é o baixo custo deste material", explicou Trentin. 

O cultivo de hortaliças em pequenos espaços, como em vasos, e o cultivo de tomate comercial e doméstico, de variedades vendidas no comércio local, também estão expostas no espaço da olericultura. Até amanhã (01/05), quem visitar a Expofred 2018 poderá conferir as novidades da atividade da olericultura, bem como das demais áreas que estão expostas no Espaço Temático da Emater/RS-Ascar.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.