CI

Novas regras do FAT Giro Rural serão debatidas no RS

Representantes de entidades irão debater as novas regras do programa


Cerealistas, cooperativas, revendedores de insumos, bancos e entidades representativas dos produtores rurais participam nesta sexta-feira (23-02), na sede da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre (RS), de uma reunião para debater as novas regras do programa de Financiamento de Recebíveis do Agronegócio (FRA) - FAT Giro Rural.

A proposta inicial do FRA previa apenas a participação das indústrias de insumos, mas as recentes negociações com a área econômica do governo resultaram na inclusão dos débitos dos produtores com as revendas, cerealistas e cooperativas. Na próxima semana deverá ser publicada uma medida provisória, com as alterações para ampliar o acesso à linha.

Pelas regras estabelecidas, esse novo fundo será composto por uma taxa de adesão de 10% dos produtores e por um desconto de 20% concedido pelas indústrias sobre as dívidas das últimas duas safras. O Tesouro bancará os riscos acima desses percentuais entre 13% e 15%. A carteira somará R$ 2,2 bilhões, e a provisão dos recursos virá inicialmente da poupança rural do Banco do Brasil e de uma linha de R$ 500 milhões do BNDES.

Com o acordo, será possível rolar as dívidas dos produtores para 31 de outubro de 2008 com juros de TJLP (6,5% hoje) mais 5% ao ano. Os valores serão quitados em quatro parcelas até 2011. Se pagar em dia, o produtor receberá de volta a taxa de adesão de 10% ao longo dos cinco anos, dependendo do índice máximo de inadimplência. As informações são da assessoria de imprensa do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.