Novas variedades de cana devem reduzir custos e aumentar produtividade
CI
Agronegócio

Novas variedades de cana devem reduzir custos e aumentar produtividade

As criadas pelo CTC têm potencial acima de mercado para os últimos meses de safra
Por:
A chegada de novas variedades de cana ao mercado representa um importante avanço, em um momento considerado chave para o setor sucroenergético, que necessita reduzir custos e aumentar a produtividade dos canaviais, avalia a União da Indústria de Cana-de-Açúcar.


As novas variedades prometem melhor produtividade, mesmo sob condições climáticas desfavoráveis. O diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, explica que e existem três padrões distintos de variedades, colhidas em diferentes períodos do ano: início, meio ou final de safra.

“As criadas pelo CTC têm potencial acima de mercado para os últimos meses de safra, pois possuem alto teor de sacarose para fins de ciclo, além de serem resistentes a uma série de problemas causados por questões climáticas comuns nesta época do ano, como o florescimento da cana,” considerou, em entrevista, a assessoria de imprensa da entidade.


Em 2010 e 2011, a estiagem prolongada nos meses de inverno e a ocorrência de geada levaram a um florescimento da cana na região Centro-Sul. Este fenômeno leva a uma queda de produtividade e menor teor de sacarose na planta.

Para Rodrigues, as novas variedades de cana reduzirão os custos das usinas com produtos químicos que inibem o florescimento.

Além de expandir a produção de cana, é consenso entre os especialistas que a recuperação da produtividade nos canaviais também depende do desenvolvimento de novas tecnologias, como a viabilização comercial do etanol celulósico produzido a partir da biomassa.

Neste sentido, o CTC vem realizando diversas pesquisas com a palha e o bagaço da cana. Estuda-se, por exemplo, integrar uma pequena unidade de produção de etanol de 2ª geração a uma usina no interior paulista. Segundo técnicos do projeto, a integração das plantas deverá ocorrer até final de 2012.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.