Novidades tecnológicas marcaram Encontro do InovaDefesa em Campo Grande
CI
Agronegócio

Novidades tecnológicas marcaram Encontro do InovaDefesa em Campo Grande

O Encontro de Inovação consiste em levantar as demandas de determinado setor e buscar pesquisadores
Por:
Com muitos aplausos e muitas novidades para as indústrias frigoríficas e de laticínios, no que se refere ao controle de micro-organismos, foi encerrado segunda (25.03) à tarde mais um Encontro de Inovação Tecnológica, realizado pelo projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (InovaDefesa) em parceria com a Embrapa Gado de Corte e coordenado pelo Prof Evaldo Ferreira Vilela, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Encontro de Inovação consiste em levantar as demandas de determinado setor e buscar pesquisadores com tecnologias que possam suprir estas demandas.

Já na abertura, o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância da participação de todos os presentes desde representantes do setor privado, passando pelos órgãos oficiais de Defesa Agropecuária e instituições de ensino, pesquisa e de inovação tecnológica. “É muito importante trabalharmos em parceria e eu agradeço a participação todos. Esse encontro é fruto das reuniões que tivemos sobre mapeamento de processos; da necessidade de termos métodos rápidos e confiáveis de detecção de micro-organismos e estamos aqui para conhecermos essas novas propostas”, concluiu Cleber Soares

Ao todo foram apresentadas quatro tecnologias desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, alguns em parceria com instituições internacionais. 

Dentre os trabalhos apresentados estava o de "Monitoramento de Bactérias em Produtos, Líquidos e Ambientes através da Fluorimetria" apresentado por Renê Santos, biomédico, da Bio Primer Tecnologia em Segurança. Renê ressaltou que a busca por  métodos rápidos de análise microbiológica surgiu da necessidade de abreviar o tempo necessário para a obtenção de resultados analíticos, assim como melhorar a produtividade laboratorial. Estes métodos possuem várias vantagens, como diminuição de custos para a empresa, facilidade de leitura e interpretação dos resultados, além da simplificação de tarefas com testes de fácil utilização e de alta precisão destinados a proporcionar resultados rápidos, normalmente dentro de minutos a partir da coleta da amostra.  

Outra novidade foi a tecnologia que apresentou “Métodos Alternativos para o Resfriamento de Carcaças de Frango" do pesquisador Bruno Augusto Mattar Carciofi da Universidade Federal de Santa Catarina e  Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina com estágio sanduíche no Institut de Mécanique des Fluides de Toulouse - França. Essa tecnologia consiste de um sistema de resfriamento em ar forçado com temperatura e umidade controlada; imersão em suspensão de cristais de gelo e a combinação desses processos resulta na redução do tempo de resfriamento, controle da qualidade de água absorvida e a garantia de um produto final com qualidade e seguro. Este método permite a adequação à legislação de diferentes países quando se trata de exportação de aves.

Participaram ainda do Encontro de Inovação Tecnológica para controle de micro-organismos em indústrias de alimentos, a pesquisadora e Doutora em Medicina Veterinária Preventiva pela Faculdade de Veterinária - FAVET - UFRGS, Débora da Cruz Payão Pellegrini, com a pesquisa sobre "Caracterização fenotípica e genotípica de biofilmes de Salmonella sp. em indústrias de alimentos e fábricas de ração" e também o pesquisador Luiz Guilherme Dias Heneine, Doutor em Immunology  pela University of Birmingham, que falou sobre  "Testes  imunoenzimáticos  para identificar diferentes espécies de carne em alimentos cárneos in natura ou processados”.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.