Agronegócio

Novo biopesticida pode cortar custo de prevenção de pragas pela metade

Anúncio da Universidade de Dhaka (Bangladesh)
Por: -Leonardo Gottems
8636 acessos


Cientistas da Universidade de Dhaka (Bangladesh) anunciaram a criação de um biopesticida de bactérias que promete reduzir os custos com a prevenção de pragas pela metade. De acordo com os pesquisadores do Departamento de Microbiologia e do Centro de Pesquisas Avançadas em Ciências (CARS), o produto não agride o meio ambiente e pode diminuir a utilização de químicos praticamente ao nível zero.


“Fizemos o pesticida a partir de bactérias Bacillus thuringiensis (Bt), produzida através de uma metodologia especial”, afirmou o líder da equipe de pesquisa, professor Dr. Mozammel Hoq. Segundo ele, o elemento já foi testado experimentalmente em hortaliças como a berinjela, o repolho, a couve-flor e alguns outros vegetais, com resultados muito positivos.


“Substâncias químicas tóxicas e nocivas estão entrando em nossa cadeia alimentar devido ao uso de pesticidas prejudiciais, o que é alarmante não só para humanos, mas também para a pecuária e pesca, bem como para o meio ambiente. A utilização deste biopesticida [criado por sua equipe] pode ajudar a remover a poluição química em nossa cadeia alimentar”, justifica o especialista.


O especialista em agricultura e presidente do Subaltern Communication Research Centre, Jahan Delowar, explica que “durante a esporulação, muitas cepas de Bt produzem proteínas cristalinas que têm ação inseticida. Isto levou à sua utilização como inseticidas e na engenharia genética para culturas como berinjela Bt ou algodão Bt”.


A equipe de investigação também contou com a presença dos professores doutores Shakila Nargis Khan, Asaduzzaman Sisir , Arafat Al Mamun , Md Nahinur Rahman Akand e Nusrat Khandker .
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink