CI

Novo fertilizante foliar fornece boro de forma diferenciada

Tecnologia aumenta capacidade de absorção e mobilidade do nutriente nos tecidos vegetais


Um novo fertilizante folhar com uma tecnologia que age aumentando a capacidade de absorção e mobilidade dos nutrientes nos tecidos das plantas fornece boro de forma diferenciada. De acordo com Renan Yoshida, responsável pelas áreas de pesquisa e desenvolvimento da Agrotechnica Soluções Agrícolas, empresa que desenvolveu o Octabor®, o novo produto é um avanço para a agricultura. 

O produto é um fertilizante líquido para aplicação foliar, que apresenta o elemento químico totalmente complexado com polióis específicos, que proporcionam translocação diferenciada do nutriente, da superfície foliar até o floema, chegando rapidamente aos tecidos meristemáticos, com capacidade de multiplicação”, comenta ele. 

Isso porque o boro está diretamente relacionado com a regulação do crescimento, formação correta dos botões florais, formação de fibras no caso do algodão, produção de carboidratos na soja e na cana-de-açúcar auxilia na síntese e translocação de sacarose pelos tecidos vegetais. Segundo Yoshida, o nutriente tem baixa mobilidade em diversas culturas e, por isso, precisava de uma modificação, no entanto, já está em fase de implementação em várias culturas. 

“O produto já está consolidado em cana-de-açúcar, e é indicado como uma fonte diferenciada de boro para as etapas de pré-maturação e maturação, visando obter o máximo de ATR (Açúcar Total Recuperável). Entretanto, vamos posicioná-lo para outras culturas, mais especificamente algodão e soja. Para esses, os primeiros resultados sairão nos próximos meses”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.