CI

Novo limpador prolonga a vida de frutas e legumes

Próximo passo é a produção em nível industrial


Os técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), da Argentina, lançaram um limpador que remove resíduos de pesticidas e permite reduzir tanto a sujeira quanto a carga microbiana presente na superfície de frutas e legumes. De acordo com um relatório publicado recentemente pela Organização Mundial da Saúde, recomenda-se consumir um mínimo de 400 gramas de frutas e vegetais todos os dias para atenuar as deficiências nutricionais e prevenir doenças crônicas. 

No entanto, para conseguir uma ingestão saudável desses alimentos, também é importante assegurar uma pré-limpeza adequada para remover bactérias e resíduos de pesticidas, porque a sua presença pode perturbar o funcionamento hormonal a longo prazo. A partir disso, o novo equipamento é um pulverizador único no país que dá uma boa “chuva” na comida que deve ser lavada antes do consumo. 

Outra vantagem que apresenta o limpador desenvolvido pelos argentinos, segundo os pesquisadores do INTO, é que ele permitiria aumentar a vida útil de frutas e vegetais em pelo menos 50%. Além disso, os especialistas garantem que o equipamento é completamente biodegradável, o que o torna amigável ao meio ambiente, se enquadrando nos novos padrões de preservação e de sustentabilidade exigidos pela sociedade. 

O próximo passo, alertam os responsáveis do INTI, é a produção do produto em nível industrial e também para as residências. Com isso, tosos os argentinos e também os moradores de países vizinhos podem fazer uso da nova tecnologia, que poderá aumentar a qualidade do consumo dos alimentos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.