CI

Novo modelo no circuito de classificatórias ao Freio de Ouro eleva nível das provas

Excelentes médias registradas pelos animais da raça Crioula garantem uma grande final em Esteio


Excelentes médias registradas pelos animais da raça Crioula garantem uma grande final em Esteio

O ciclo de classificatórias para a grande final do Freio de Ouro 2016 foi considerado positivo pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A temporada que teve início em abril e se encerrou em 24 de julho, contou com dez classificatórias, portanto, uma redução no número de semifinais, que antes contava com 12 etapas. A quantidade de finalistas foi mantida e, no total, foram classificados 48 machos e 48 fêmeas.

Para o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Luis Rodolfo Machado, a diminuição no número de classificatórias com o aumento na participação de concorrentes, elevou a competitividade e, consequentemente, o nível das provas. “As médias dos animais e as provas foram muito boas e isso também se deve à uma maior concentração de animais”, afirma.

Machado ainda salienta que as classificatórias Aberta de Esteio e Bocal de Ouro que definiram, cada uma, 16 animais, foram grandes eventos, muito qualificados, e contribuíram para reduzir os custos para o criador. “Ao passarem oito animais para a final do Freio de Ouro em uma classificatória, ficou mais econômico para o criador que não precisou gastar com mais uma etapa”, explica.

O dirigente da ABCCC destaca que, como todos os anos, estão chegando à final do Freio de Ouro animais excepcionais e competitivos que demonstram desempenho e chance de chegar ao título, o que deve mais uma vez apresentar uma final emocionante e acirrada. “As classificatórias já nos mostraram o excelente nível dos competidores”, salienta.

O ranking final dos finalistas do Freio de Ouro 2016, com a listagem de animais classificados que podem se inscrever para a decisão na Expointer, já está publicada e pode ser acessada no endereço www.abccc.com.br. As inscrições para a final vão até o dia 15 de agosto no site da entidade. A final ocorre de 25 a 28 de agosto, no primeiro final de semana da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.