CI

Novo superintendente do Porto do Rio Grande busca mais integração e eficiência

Terminal movimenta cerca de 40 mi de toneladas de produtos anualmente


Recém-empossado, o novo diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima também vai comandar a administração dos terminais de Pelotas e Porto Alegre, além da hidrovia do Rio Grande do Sul, que integram a Superintendência do Porto do Rio Grande.

O porto gaúcho é o quarto maior do país em movimentação de mercadorias e considerado o segundo mais importante pela posição geográfica estratégica: tem rotas comerciais com mais de 90 países. Por ano, chegam ou saem do terminal cerca de 40 milhões de toneladas de diferentes produtos, sendo a soja o principal.

A fim de potencializar as movimentações de carga no Porto do Rio Grande, Fernando Estima adiantou que vai buscar maior integração e eficiência para alavancar os negócios. “Esperamos fazer mais parcerias e aproveitar cada pedacinho da área, tanto no porto como na hidrovia. Há coisas desconectadas que temos de integrar, por exemplo, o distrito industrial. Acho que temos de buscar mais eficiência, porque espaço há”, destacou.

Recordes em 2018

O ano passado teve a maior movimentação da história do complexo portuário. Foram 42,9 milhões de toneladas, aumento de 4,3% comparado a 2017. O grande destaque foi a soja, com mais de 16,3 milhões de toneladas. O segmento de carga geral teve crescimento superior a 10%, impulsionado pela celulose. Foram exportadas 1,6 milhão de toneladas do produto, crescimento de 53% quando comparado ao ano anterior. A de carga viva também teve destaque, com avanço de 78,8%, ultrapassando 152 mil animais com destino à Turquia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.