CI

Novo vídeo de série da Epamig destaca benefícios do consumo de suco de uva

O suco de uva é ofertado em diferentes formas: integral, concentrado e néctar


Foto: Marcel Oliveira

O suco de uva é ofertado em diferentes formas: integral, concentrado e néctar. Mas, você sabe qual deles é melhor para o consumo e quais benefícios a bebida oferece para a saúde? No vídeo desta semana da série "Agrotecnologia no dia a dia", produzida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a pesquisadora Renata Vieira da Mota fala sobre os testes com diferentes variedades de uva para sucos e sobre os benefícios deles para a saúde. Além disso, ela também ensina a diferenciar o suco das demais bebidas que usam a uva na composição.

O suco de uva, assim como o vinho, é rico em minerais e compostos fenólicos, presentes na casca da fruta. Essas substâncias possuem ações antioxidantes, cardio e neuroprotetoras. Ao contrário de outras frutas, o preparo deste suco é complexo, sendo que, para cada litro, são necessários de 1,5kg a 1,7kg de uva, além de panelas especiais para o preparo.

Por isso, o mais comum é adquirir a bebida pronta. Para aproveitar os benefícios, é necessário consumir o suco integral, que é feito somente com uvas. “O néctar tem 50% de fruta e o restante de água e açúcar. Refrigerantes quase não têm a presença da fruta. Já o suco o concentrado tem boa parte da água natural da uva removida no processamento”, explica Renata.

A pesquisadora acrescenta que o suco integral diluído apresenta menores concentrações das propriedades benéficas. “O suco não perde as propriedades ao ser diluído, mas, para ter o mesmo benefício, será necessário consumir mais. Por exemplo, se em um copo de suco integral você iria consumir 50 mg de antocianina (substância antioxidante responsável pela cor da fruta), ao diluir você vai ingerir menos. Vale acrescentar que o suco diluído é diferente do néctar, que é produzido com menos fruta, tem adição de açúcar e, muitas vezes, adição de conservante no processamento”, completa.

A Epamig desenvolve trabalhos para selecionar variedades de uva mais produtivas para sucos, avaliar a composição das plantas e os fatores que contribuem para a qualidade da bebida. Uma parceira com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo testa o aumento do teor de resveratrol (fitonutriente que proporciona diversos benefícios para a saúde) na uva. O incremento se dá por meio da aplicação de um hormônio natural da fruta nos cachos durante o processo amadurecimento da planta. As avaliações apontaram efeitos positivos em duas das variedades avaliadas (Isabel e Concord).

A série “AgroTecnologia no dia a dia” é uma ação comemorativa aos 46 anos da Epamig e, desde o mês de agosto, traz semanalmente temas que demonstram a presença das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária no cotidiano da população. Todo o conteúdo está disponível no Canal Oficial da Empresa no Youtube.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.