CI

Novo zoneamento para cultura de citrus

Foram considerados riscos climáticos de 20%, 30% e 40% para pomares em produção


Foto: Pixabay

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta e quinta-feira (14 e 15), as portarias de Nº 19 a 49, que tratam do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) da cultura dos citros. Este é o primeiro zoneamento para a cultura dos citros que considera riscos climáticos de 20%, 30% e 40% para pomares em produção e para implantação de novas áreas e não somente a aptidão climática, como era feito anteriormente. 

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministerio da Agricultura, o novo Zarc Citros inova por abranger os grupos de laranja, lima, limão (lima-ácida ‘Tahiti’), tangerina e pomelo. Uma novidade é a sua ampliação para todo o território nacional contemplando frutos cítricos com diferentes ciclos produtivos – precoce, meia estação e tardio.

“Existem diferenças de duração da fase de desenvolvimento de frutos de uma mesma variedade dependendo da região analisada, principalmente pelas diferenças na temperatura do ar nesse período. Isso explica a importância da abordagem realizada, com ciclos produtivos diferenciados. Então, temos laranjeiras precoces com 180 dias na Bahia, e as mesmas laranjeiras com 200, 220 dias ou mais em algumas regiões do sul do Brasil”, explica o engenheiro-agrônomo Maurício Coelho, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e coordenador do Zarc Citros Brasil. 

Pela primeira vez, o estudo também leva em consideração riscos associados às fases de desenvolvimento de frutos, desde a floração, passando pela frutificação, até a colheita.

“A floração e o início de frutificação, por exemplo, é um período de maior sensibilidade da cultura. Temperaturas extremas, baixa umidade do ar e déficit de água no solo podem provocar queda excessiva de flores e frutos e possíveis perdas de produção, sendo elementos que devem ser considerados na avaliação de risco climático para a cultura”, observa Coelho.

Isso ocorre principalmente em regiões com forte indução floral pelo frio no inverno. Nesse ambiente, as florações anuais concentram-se nos meses de setembro a novembro, quando ainda há riscos elevados associados ao déficit de água no solo, temperaturas extremas superiores, baixa umidade relativa do ar e, no Sul do Brasil, algumas regiões com riscos de ocorrência de geadas (principalmente em setembro).  Os resultados do zoneamento mostraram que, predominantemente, houve limitações para produção relacionadas ao déficit hídrico, geralmente nas regiões dos biomas cerrados e caatinga, onde os riscos de mortalidade de plantas e perdas drásticas de produção são elevados. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.