CI

Novos alvos de edição de gene resultam em melhores colheitas

“A edição de genes pode ser como um martelo. Se você alveja o gene, praticamente o quebra"


Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, encontrou uma maneira de identificar elementos reguladores de genes que poderiam ajudar a produzir plantas "projetadas" e levar a melhorias nas culturas alimentares em um momento crítico. Eles publicaram suas descobertas em dois artigos separados na Nature Plants. 

Com a população mundial projetada para atingir 9,1 bilhões em 2050, a produção mundial de alimentos precisará aumentar em 70% e a produção de alimentos no mundo em desenvolvimento precisará dobrar, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Melhorias nas plantas podem desempenhar um papel fundamental nesse esforço. 

A equipe, liderada por Bob Schmitz, demonstrou capacidade de identificar elementos reguladores cis, ou CREs, em 13 espécies de plantas, incluindo milho, arroz, feijão verde e cevada. Os elementos reguladores da CE são regiões do DNA não codificante que regulam os genes vizinhos. Se um gene e seu CRE podem ser identificados, eles podem ser tratados como uma unidade modular, às vezes chamada de biobrick. O direcionamento de CREs para edição oferece uma ferramenta mais refinada do que a edição de genes, de acordo com Schmitz, professor associado de genética no Franklin College of Arts and Sciences. 

“A edição de genes pode ser como um martelo. Se você alveja o gene, praticamente o quebra. A segmentação de CREs, envolvidos no controle da expressão gênica - como uma característica específica aparece - permite aumentar ou diminuir a expressão gênica, semelhante a um mostrador. Ele nos fornece uma ferramenta para criar toda uma gama de variações na expressão de genes”, comenta. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.