CI

Novos veículos vão melhorar serviços de Ater para 3,6 mil no ES

Os 12 veículos serão distribuídos entre os Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDRs) do Incaper, no interior do estado


Com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), 12 municípios do Espírito Santo já podem contar com veículos para melhorar os serviços de Ater. Os carros foram entregues esta semana em evento no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Vitória, e atuarão em 3,6 mil propriedades.

Os 12 veículos serão distribuídos entre os Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDRs) do Incaper, no interior do estado, contemplando os municípios de Alegre, Rio Novo do Sul, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Linhares, Nova Venécia, Colatina, São Mateus e Montanha, Barra de São Francisco.

A entrega dos veículos é parte de um investimento previsto em chamada pública no Projeto Ater Sustentabilidade e foi realizada por meio da Delegacia Federal da Sead no Espírito Santo (DFDA-ES), em cerimônia que contou com a presença do vice-governador do estado, César Colnago, e do diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart.

A orientação, capacitação e troca de conhecimentos no campo exigem o contato direto e frequente do extensionista com o agricultor. Por isso, o carro é fundamental para que os agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater) possam se deslocar até às propriedades. 

“Esta iniciativa faz parte das ações da secretaria para o fortalecimento da agricultura familiar, já que os veículos serão entregues somente para as atividades realizadas no campo”, explica o delegado federal da Sead, Aureliano Nogueira da Costa.

Para o agente técnico de extensão em desenvolvimento rural no Incaper, Nilson Araújo Barbosa, a chegada de um novo veículo em Barra de São Francisco, região norte do estado, possibilitará uma maior qualidade nos serviços de Ater no município. 

“Já estamos usando o carro que recebemos para acompanhar as lavouras de café Conilon e pimenta-do-reino, o que ajudou e muito nossas ações na agricultura familiar”, enfatizou Nilson.

O agricultor familiar José Alves Poubel, de 61 anos, avalia que a chegada de um novo veículo em Barra de São Francisco vai melhorar a vida no campo. "Acho que é muito importante por trazer mais assistência técnica para o produtor porque precisamos de apoio e das visitas dos técnicos do Incaper”, comemora.

Também compareceram ao evento de entrega dos veículos os prefeitos e autoridades dos municípios selecionados, o delegado federal da DFDA-ES, Aureliano Nogueira da Costa; o engenheiro agrônomo da DFDA-ES, Max Ribas; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antônio Buffon; o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni; além de técnicos administrativos, extensionistas e pesquisadores do instituto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.