CI

Novus lança programas nutricionais para melhor desempenho da avicultura

A nutrição representa cerca de 70% dos custos de produção da avicultura


Empresa desenvolve estratégias nutricionais para reduzir custo da ração, perdas por salmonela e em processamento em parceria com universidades e clientes de vários países

A nutrição representa cerca de 70% dos custos de produção da avicultura, por isso aumentar a eficiência da dieta para produzir mais carne é uma questão que implica na manutenção ou não na atividade. Uma nutrição estratégica pode proporcionar oportunidades efetivas de ganhos para o setor, destacou a gerente técnica de avicultura da Novus do Brasil, Luciana Franco. “O mercado, interno e externo, demanda cada vez mais eficiência e qualidade da avicultura”, observou.

A concentração desse mercado permite que grandes empresas melhorem seus custos com insumos. “As marcas estão cada vez mais fortes e a concorrência está cada vez mais difícil para empresas regionais”, afirmou o gerente de marketing da Novus do Brasil, David Moreno.

Ele aponta a desvalorização do dólar frente ao real entre um dos principais desafios da atividade no momento. “A taxa de câmbio dificulta a competitividade no curto prazo, e nem mesmo a baixa nos preços dos insumos conseguiram reverter os efeitos do câmbio na avicultura brasileira”.

Neste cenário, Moreno ressalta que três fatores ganham maior relevância na atividade: menor custo de ração, menores perdas por salmonela e menores perdas em processamento. “Estes são os elementos que fazem a diferença e garantem maior competitividade ao produtor”.

Os principais desafios da atividade estão relacionados em atender as crescentes exigências do consumidor final por um alimento de qualidade, saudável, livre de resíduos, com menor impacto ambiental e economicamente viável, reforçou Luciana.

A especialista anuncia que a Novus do Brasil desenvolveu diferentes programas de nutrição para a avicultura. “O objetivo é melhorar a eficiência produtiva na granja, resultando em maior rentabilidade para o produtor”.

Moreno explica que a iniciativa faz parte da estratégia da empresa de promover parcerias com renomadas instituições de pesquisa. “Nossos programas são resultados de anos de pesquisas da equipe internacional de desenvolvimento da avicultura em parceria com universidades e clientes de vários países”, afirmou. Veja agora quais são alguns deles:

Menor custo da ração

Através de uma melhora na digestibilidade de proteína com a utilização de protease, este programa contribui para reduzir o custo da ração de frangos de corte, mantendo o desempenho. “Pesquisas realizadas no mercado brasileiro mostraram que a redução no custo pode chegar até R$ 20 por tonelada de ração”, avaliou Luciana.

Menores perdas de processamento
 
Um trabalho realizado dentro das condições brasileiras de produção apresentou uma importante diminuição de perdas no processamento com uma avançada nutrição mineral. “A redução das perdas incluem os casos de artrites, dermatites, cortes e patas”, disse Luciana.

Ela destaca que este programa já é utilizado no Brasil com uma redução de custo na ordem de R$ 250 por mês em uma empresa que abate cerca de 100.000 frangos por dia, durante 22 dias.

Controle de salmonela

O projeto de controle de salmonela tem o objetivo de reduzir a incidência em frangos de corte através de uma melhora da qualidade intestinal, resultando em melhor performance no campo. No mercado brasileiro, este programa já apresentou uma redução de 20% de lotes positivos.

Eficiência produtiva da matriz

Através de uma melhor disponibilidade de microminerais, este projeto melhora a nutrição da matriz para aumentar a qualidade da casca do ovo, além da viabilidade e qualidade do pintinho.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Novus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.