CI

Núcleo vai preparar produtores para exportar cachaça

Localizado na Paraíba, o Núcleo será destinado a produtores de todo o Nordeste


Foto: Pixabay

O Brasil passa a contar com o primeiro núcleo de capacitação do Brasil especializado em exportação de Cachaça. O projeto ficará localizado em João Pessoa (PB) e visa preparar produtores da bebida em todo Nordeste para uma exportação planejada e segura. 

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), visa atender 100 empresas de diferentes setores até 2023. Destas 75 são de bens e serviços e 25 são de cachaça. A priorização do setor da cachaça acontece em razão do Nordeste ser uma das principais regiões exportadoras da bebida do país, representando mais de 30% do volume nacional exportado em 2020. Entre as 25 empresas de cachaça também poderão ser atendidas empresas de outros estados do Nordeste interessadas no atendimento especializado.

A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), feita em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e com o Núcleo João Pessoa da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ). 

O projeto Setorial prevê uma série de ações para aumentar a base exportadora de Cachaça, além de consolidar seu reconhecimento como um destilado genuinamente brasileiro e de qualidade internacionalmente competitiva.

A região Nordeste é a segunda região com o maior percentual de estabelecimentos de cachaça registrados, com 14,5 %, o que equivale a 138 produtores. Já a Paraíba é o principal estado da região em termos de número de estabelecimentos registrados, com 40, segundo dados  do Anuário da Cachaça, do Ministério da Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.