CI

NUCOFFEE e CQI anunciam parceria

As entidades oficializarão parceria para a expansão do “Sistema Q”


NUCOFFEE, a iniciativa da empresa Syngenta que busca valorizar o café brasileiro estimulando a sua qualidade e aproximando o produtor do mercado externo, e a entidade americana Coffee Quality Institute (CQI) oficializarão neste sábado (30) uma parceria para a expansão do “Sistema Q” de avaliação de cafés especiais, o método mais profissional e internacionalmente reconhecido do mercado.


O anúncio oficial será feito durante a Conferência Anual da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) na cidade de Houston, nos Estados Unidos. A partir de agora, NUCOFFEE será In-Country Partner, parceira oficial da entidade no Brasil. A iniciativa abrange treinamento e calibração de provadores, prestação de serviços para classificação de amostras de cafés dos produtores, emissão de certificados de qualidade e, também, promove a disseminação de boas práticas na produção de cafés diferenciados.

A empresa e o instituto já haviam coloborado em outros projetos. Uma das ações conjuntas foi o treinamento e a certificação, no ano passado, de 40 degustadores de café com o título de Q Grader, grau máximo de classificação nessa profissão. Até então, o País contava com apenas sete degustadores certificados.

“Acreditamos que o investimento em conhecimento, treinamento e capacitação de profissionais – todas essas áreas de expertise do Coffee Quality Institute – é de fundamental importância para o aprimoramento dos conceitos de qualidade e sustentabilidade no café”, avalia Daniel Friedlander, gerente de Marketing de NUCOFFEE, que conclui: “Todas nossas colaborações com o CQI até hoje foram muito bem sucedidas e trouxeram diversos benefícios aos produtores. Acreditamos que aprimorar a avaliação dos cafés diferenciados e retornar essa informação ao produtor é uma das formas mais sustentáveis de se promover a qualidade por meio do conhecimento. Formalizar e expandir essa parceria foi o caminho natural a se seguir”.


Para Ted Lingle, Diretor do CQI, “a parceria com NUCOFFEE é um passo tão importante quanto fundamental para trazermos o “Sistema Q” para o Brasil, o maior país do mundo em produção e o segundo em consumo, e que estabelece para o comércio do café brasileiro um sistema reconhecido internacionalmente para o estabelecimento de parâmetros de qualidade, proporcionando um mecanismo de mercado para recompensar os produtores pelo seu sucesso na produção de cafés de alto valor agregado".

As informações são da assessoria de imprensa da Syngenta

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.