CI

Nufarm confirma oferta de 1,32 bilhão de libras

Esta semana foi confirmada a oferta de 1,32 bilhão de libras pela Companhia Nufarm Australiana, que concluiu em 2006 a compra da Agripec


As agências internacionais ligadas ao ramo do agronegócio, especialmente no setor de agroquímicos, vivenciam mais um momento de transferência de controle acionário. No final de outubro, foi anunciada a compra do controle da Arysta Internacional. Esta semana foi confirmada a oferta de 1,32 bilhão de libras pela Companhia Nufarm Australiana, que concluiu em 2006 a compra da Agripec, a penúltima das grandes companhias brasileiras do setor. A Agripec, sediada no distrito industrial de Maracanau, no Ceará, foi vendida pelo valor de U$ 280 milhões de dólares. A Nufarm é a segunda maior distribuidora mundial de genéricos para lavoura, tendo a frente somente a líder Makhtshim Agan de Israel, que por sua vez é representada no mercado brasileiro pela Milenia, fusão das antigas Herbitécnica e Defensa.

A supresa vem por conta dos compradores: China National Chemical Corp (ChemChina) que deterá 51% do negócio e Blackstone GroupFox Paine Management que completam o consórcio. Há informação que o Conselho de Administração da Nufarm recomendou que os acionistas acolhessem a proposta oferecida, que deverá ainda ser referendada com uma série de condições comerciais, financeiras, de patentes e ambientais a serem descrita em documento formal até o dia 12 de dezembro, prazo concedido pelas partes para que um terceiro se manifeste. O mercado tem anunciado o interesse da Makhtshin Agan pelo controle da Nufarm e sua expressiva posição na Austrália, Europa, EUA e Brasil, com ênfase na molécula mundial 2-4D, solução para dessecação. Neste momento o glifosato alcança alta de até 70% na compra internacional. A Monsanto e a MA Industries seriam outros interessados na empresa australiana.

Anuncia-se que a administração deveria prevalever à frente da empresa, em acordo operacional com a China National Chemical. O presidente da Nufarm, Dough Rathbone, que possui 17% das ações, sugeriu que outro grupo de australianos, que possuem 10% do controle, também fornecesse seus papéis ao preço sugerido de 17,25 dolares australianos por ação e 30 cents de dividendos. Estas especulações elevaram os preços oficiais da ação em 13% na última segunda-feira. O anúncio formal feito a Nufarm foi através do Golden Sachs, que representa um premium em torno de 28% sobre os preços regulares de outubro de 2007.

No Brasil começam as preocupações quanto à disponibilidade de produtos estratégicos e essenciais para a lavoura extensiva: cinco moléculas descontinuadas da China, falta de dessecantes e fungicidas e a alta no preço do petróleo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.