Nufarm premia ações para desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Estado do Ceará

Agricultura familiar

Nufarm premia ações para desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Estado do Ceará

Iniciativa em parceria com a ONG Enactus reconhece trabalhos empreendedores que transferem renda e benefícios a comunidades cearenses
Por:
45 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

A divulgação dos trabalhos vencedores do 6º Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio acontece no próximo dia 14, no Gran Mareiro Hotel, na capital Fortaleza. A iniciativa, uma parceria entre a companhia australiana Nufarm e a ONG Enactus Brasil, reconhece anualmente ideias empreendedoras que incentivem a produção agrícola familiar sustentável e gerem renda às pequenas comunidades rurais do Estado do Ceará.

A edição deste ano da premiação contará com a participação de mais de 250 estudantes e destacará também funcionários da Nufarm envolvidos com os projetos, dentro da categoria Business Advisor do Ano. Foram selecionados para a finalíssima os projetos de nome Botão Verde, Bio+, Hortus, Hidrolife, Mani e SerTão Sustentável.

Todos os projetos que concorrem à finalíssima possibilitaram aumento de renda e levaram ações de saúde e educação ambiental a um grupo de famílias de agricultores do Ceará que vive em situação de vulnerabilidade social.

As iniciativas dos estudantes permitiram às famílias aumentar sua produção e renda pela venda hortaliças e farinhas, por exemplo. Resultaram, ainda, na construção de equipamentos que ajudaram pequenos agricultores a produzir mais e melhor, entre estes um maquinário para descascamento de mandioca que funciona sem energia elétrica e um biodigestor para produzir biogás a partir de esterco animal, um substituto o gás de cozinha. Outra inovação foi o desenvolvimento de sistemas hidropônicos para cultivo de forragem animal, em suporte à alimentação de aves, ovinos e caprinos.

Disputam à finalíssima da edição 2018 do prêmio a Faculdade Vale do Salgado, a unidade de Maracanaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do CE (IFCE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri (UFCA/Crato) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

“Cada realidade modificada é uma vitória na construção de um amanhã melhor. A Nufarm investe nos trabalhos dos times da Enactus porque essas iniciativas empoderam e elevam o padrão de qualidade de vida das comunidades atendidas no Ceará. O prêmio ainda oferece condições de desenvolvimento acadêmico aos estudantes participantes”, resume Gizelle Neves, coordenadora de assuntos corporativos e sustentabilidade da Nufarm.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink