Número de abates de bovinos cresce 16% em Mato Grosso do Sul
CI
Agronegócio

Número de abates de bovinos cresce 16% em Mato Grosso do Sul

Comércio exterior Número de abates de bovinos cresce 16% em Mato Grosso do Sul
Por:
Comércio exterior Número de abates de bovinos cresce 16% em Mato Grosso do Sul


Cresceu em 16% o número de abates de bovinos em Mato Grosso do Sul no mês de fevereiro de 2013 frente ao mesmo período de 2012, passando de 287 mil animais para 334 mil animais. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27), no Informativo Casa Rural, elaborado pela equipe técnica da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul) com base em dados da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS).


Na avaliação da assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas, um dos prováveis motivos deste aumento é a mudança do perfil do produtor, que está aderindo ao Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (SLPF). "O criador está diversificando sua produção e, dentro deste contexto, é possível que tenha optado por descartar os animais com menor produtividade, passando a produzir o mesmo volume em área menor. Esta ação comprova a profissionalização do setor", complementa.


Em relação ao mercado externo, números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que em fevereiro deste ano, Mato Grosso do Sul ampliou a negociação de carne bovina com outros países, passando de 23 para 26 compradores. "Este aumento de países na nossa lista de importadores é benéfico, porque diminui a vulnerabilidade de compradores específicos", assinala a assessora técnica.


A Rússia continua sendo o principal comprador da carne bovina in natura sul-mato-grossense, com 3,163 mil toneladas, respondendo por 33,75% das exportações Estado. Mato Grosso do Sul exportou 9,3 mil toneladas em fevereiro deste ano, com aumento de 45% frente o mesmo período do ano passado, quando as negociações externam acumularam 6,4 mil toneladas.


Com esse volume de exportações, o Estado ocupa atualmente a quarta posição no ranking nacional de vendas internacionais de carne bovina, com uma fatia de 12,36% do total comercializado pelo País.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.