CI

Número de focos de ferrugem aumenta 62% em Mato Grosso

Projeto Antiferrugem contabilizou até quinta-feira (9) 81 focos no Estado


Incidência de foco de ferrugem asiática aumentou 62% na safra 2011/2012 em Mato Grosso comparando com o plantio anterior. Projeto Antiferrugem contabilizou até esta quinta-feira (9) 81 focos no Estado, número que nos campos se multiplicam. Ano passado, durante toda a safra 2010/2011 foram confirmados 60 focos da doença.

Impacto do aumento do fungos nas lavouras ainda não está dimensionado, mas de acordo com o gerente técnico da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, haverá perdas significativas na safra, mas ainda é cedo para fazer estimativa. Como explica, a 2ª edição do Rally da Safra 2011/2012 irá ajudar a dimensionar o problema.

Rally da Safra parte nesta sexta-feira (10) da Capital mato-grossense e percorre até o próximo dia 16 as lavouras de Nova Mutum, Sorriso, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Diamantino. Duas equipes sairão de Cuiabá para checar a evolução da soja de ciclo médio e tardio. Primeira edição ocorreu entre 16 de janeiro e 02 de fevereiro nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná para as variedades precoce e superprecoce.

No primeiro levantamento do Rally foi estimada a produção de 72 milhões de toneladas na região percorrida, 3% a menos do que havia sido estimado. Nery Ribas explica que o Rally tem intuito de identificar como está o andamento e quais serão os resultados da safra, bem como o potencial de produção e os problemas que podem ocorrer, desde o volume de chuva até incidência de ferrugem asiática nas lavouras.

A 9ª edição do Rally da Safra condensou equipes e estendeu trajetos. Os 6 grupos que integram a expedição percorrerão, até 22 de março, mais de 60 mil km e recolherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais polos de produção de milho e soja do país, passando por 13 estados, além do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. As regiões visitadas representam 99,4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo o Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.