CI

Número final de inscritos no Prêmio Ernesto illy supera expectativas

Mais de 600 amostras de café foram encaminhadas para a comissão julgadora


Mais de 600 amostras de café foram encaminhadas para a comissão julgadora

 

A 26ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso promete ser um grande evento. A começar pelo número de inscritos no tradicional concurso de qualidade: ao todo, foram recebidas 632 amostras, número 57% superior ao registrado no 25º Prêmio e o maior em mais de dez anos. Os grãos de café são provenientes de 10 diferentes regiões produtoras de café no Brasil.

Além do predomínio de Minas Gerais, destaca-se o crescimento na participação dos produtores do Espírito Santo e de São Paulo, em relação aos últimos anos. A quantidade de amostras de café inscritas superou as expectativas dos organizadores, em uma safra que apresentou condições climáticas desfavoráveis para produtores de algumas regiões. “Dois fatos podem justificar esse aumento do número de inscrições: o primeiro é que este ano o produtor pode inscrever uma ou mais amostras de café, muito embora só uma por produtor possa ser selecionada entre as finalistas. A segunda é que além do Prêmio em dinheiro, os três primeiros colocados no nacional também terão direito a uma viagem ao exterior, com acompanhante, para participar de uma cerimônia internacional da illycaffè”, analisa Aldir Teixeira, presidente da comissão julgadora.

As premiações serão divididas em categorias regional e nacional. O Prêmio Ernesto Illy - Regional terá até dois cafeicultores premiados em cada um dos 10 Estados ou regiões: Espírito Santo; Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); região Centro-Oeste; regiãoNorte/Nordeste; região Sul; Rio de Janeiro e São Paulo. Além de um montante em dinheiro, os finalistas regionais receberão diplomas.

Para o Prêmio Ernesto Illy - Nacional, serão escolhidos 40 produtores finalistas e posteriormente três vencedores, que receberão R$ 10 mil e uma viagem ao exterior para concorrer ao 2º Prêmio Internacional Ernesto Illy, em data, país e cidade a serem definidos pela illycaffè. Os melhores cafés são selecionados por uma comissão julgadora, com especialistas nacionais e internacionais. As análises são feitas pela classificação do grão quanto ao aspecto, seca, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e quanto à qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.