CI

Nutrição: o segredo de um bom rebanho

Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas acontece em Jaboticabal (SP)


Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas, em Jaboticabal (SP), discute soluções na linha tênue do peso ideal dos rebanhos.

No mundo de hoje os rebanhos não alçam voos altos sem tecnologia e genética. Mas não apenas esses importantes quesitos definem a qualidade de uma fazenda. O velho ditado “você é o que você come”, pode muito bem ser transferido à pecuária de corte brasileira. Os números não mentem. No Brasil, das mais de 207 milhões de cabeças de gado, 97% do rebanho é criado a pasto. Com isso, principalmente na época das secas, problemas como a queda na qualidade da carne e o baixo ganho de peso se tornam pesadelos aos pecuaristas que podem ser solucionados com ações ainda pouco comuns no país: uso de boa nutrição, confinamento na fase de terminação e aumento da densidade energética através de dietas.

Boas alternativas para superar essas dificuldades não faltam e o professor Rodrigo de Almeida, especialista em Nutrição Animal, abordará esse e outros temas durante o módulo 1 do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas - Qualidade na Produção Animal. O treinamento é promovido pela Universidade do Boi e da Carne e acontece entre os dias 21 a 23 de julho, na FAI, fazenda modelo de práticas de bem-estar animal, localizada na cidade de Jaboticabal (SP).

Neste primeiro módulo os assuntos a serem abordados são: fisiologia do crescimento animal; contribuição dos métodos de seleção para a produção de carne de qualidade; influência da nutrição no desenvolvimento e na terminação de carcaças; padrão ideal de um bovino produtor de carne; noções básicas de bem-estar animal; manejo sanitário; práticas de apartação e manejo no curral; métodos de identificação de acabamento em animais in vivo e tendências de mercado para a valorização pela qualidade.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3293-8900, pelo e-mail [email protected] ou no site www.nelore.org.br. O curso é promovido pela Universidade do Boi e da Carne e tem os apoios da Dow AgroSciences, Coopers Saúde Animal, Frigorífico JBS e CRV Lagoa.

Universidade do Boi e da Carne
A Universidade do Boi e da Carne é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos e frigoríficos, em nutrição animal, reprodução, genética e qualidade de carne.

Serviço
Evento: Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas - Qualidade na Produção Animal
Data: 21 a 23 de julho
Local: FAI
Cidade: Jaboticabal/SP
Informações e inscrições: (11) 3293-8900 ou pelo e-mail: [email protected]
Site: www.nelore.org.br

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.