CI

Nutrição de ovinos é tema de capacitação profissional

Aontece nos dias 10 e 11 de agosto na Casa da Palestra do Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado” em Araçatuba/SP


Hoje, parte da demanda interna de carne ovina é suprida pelas importações, que entre 2005 e 2006, passaram de 4,7 mil para 7 mil toneladas, um crescimento de 48%, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Para os produtores, isso indica aumento de consumo, mas é necessária a intensificação e a qualificação do manejo para garantir a qualidade do produto.

Só o Estado de São Paulo consome 500 toneladas de carne de cordeiro por mês, mas produz apenas 30% desse volume. O restante, cerca de 350 toneladas ao mês, é importado do Mercosul. Enquanto em alguns países da Europa o consumo per capta anual de carne ovina é de 27 quilos, no Brasil é de 700 gramas. O quilo da carne de cordeiro é comercializado em média à R$ 6 o quilo. O ovino é um ruminante que pode ser criado em regime de pasto somente com suplementação mineral, mas a utilização de rações é uma forma de melhorar o desempenho do rebanho e o ganho de peso.

O Manejo Nutricional do Rebanho Ovino será tema da oficina organizada pelo SAI (Sistema Agroindustrial Integrado), um programa do Sebrae-SP que acontece nos dias 10 e 11 de agosto na Casa da Palestra do Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado” em Araçatuba/SP. A suplementação nutricional no período de gestação, o aumento e melhora do peso e as resistências às enfermidades, além de uma maior produção de leite, serão temas abordados pelo professor e zootecnista da UNIMAR (Universidade de Marília/SP), Cledson Augusto Garcia.

Os assuntos que serão discutidos com os participantes abordarão diversas técnicas, como Flushing (Suplementação alimentar antes da cobertura), Creep-Feeding (Suplementação alimentar de cordeiros), confinamento, além do Sistema de manejo de cordeiros Super Precoce, que envolvem animais jovens, de 4 a 8 meses e peso vivo de até 40 quilos.

Os interessados em participar da Oficina de Manejo Nutricional de Ovinos devem procurar o escritório do SAI, que fica localizado na rua Barão do Triunfo, 403 bairro São Joaquim em Araçatuba/SP, ou pelo telefone (18) 3608-3302 . As informações são da assessoria de imprensa da SAI.

Serviço:

Oficina Sebraetec - Manejo Nutricional de Ovinos

Data: 10 e 11/08

Horário: 08h

Local: Casa da Palestra – Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado Araçatuba (SP)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.