Nutrição pode aumentar rendimento da soja em 1 saca/dia
CI
PRODUTIVIDADE

Nutrição pode aumentar rendimento da soja em 1 saca/dia

Ela gastará menos energia ao processar os seus nutrientes
Por: -Leonardo Gottems

Uma cultura da soja bem nutrida pode aumentar o rendimento da prdoução em até uma saca por dia, segundo informou agrônomo Evandro Binotto Fagan, professor do Centro Universitário de Patos de Minas. De acordo com ele, os cálculos indicam que a perda de 25% das folhas dessa cultura provoca uma quebra de 3,8 sacas por hectare. 

“Uma planta adequadamente nutrida pode significar um ganho de até 1 saco de soja a mais por dia durante a safra. Ela gastará menos energia ao processar uma substância natural, como um extrato de alga, por exemplo, do que um hormônio sintético”, comenta o especialista. Isso porque o processo de fixação biológica de nutrientes nas plantas feito de modo adequado no manejo da absorção nutricional, faz com que a planta consiga metabolizar melhor. 

Além dele, Marcelo Rolim, diretor Técnico e Marketing da Santa Clara falou sobre a Nutrição Estratégica e Desenvolvimento das Culturas e afirmou que, com base no detalhamento de vários casos concretos de experiência com o uso de soluções estimulantes, diversos ganhos foram obtidos. “Um exemplo foi de um experimento feito com soja em Minas Gerais, onde o uso de bioestimulante resultou num aumento de 11 sacas por hectare na produtividade da cultura”, relatou. 

De acordo com Rolim, nada menos que 65% das perdas de produtividade de uma planta são decorrentes de fatores como excesso de temperatura, excesso de luminosidade, ventos, excesso de radiação UV, temperaturas muito baixas, toxicidade por metal pesado, entre outros. “Em outro, experimento feito com batata, se conseguiu um aumento de 15% no processo de brotação das plantas, uma fase crítica no caso dessa cultura”, explicou. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.