Nutrientes quelatados por aminoácidos favorecem o pegamento de flor e promovem melhor qualidade no pós-colheita

Agronegócio

Nutrientes quelatados por aminoácidos favorecem o pegamento de flor e promovem melhor qualidade no pós-colheita

Manejo nutricional à base de fertilizantes especiais promove nutrição balanceada, plantas mais resistentes e maior rentabilidade para produtores.
Por:
7068 acessos

A qualidade dos produtos no pós-colheita é uma das características que determina o rendimento e a aceitação da produção do mercado. Em busca de hortaliças e legumes com melhor aparência, sabor e durabilidade, agricultores paulistas buscam aumentar a lucratividade com o investimento em tecnologias mais econômicas e eficientes.

O engenheiro agrônomo, Delciclei Bueno, revela que os produtores estão intensificando o manejo nutricional com fertilizantes de alta tecnologia que contam com nutrientes quelatados por aminoácidos. “A Nutriceler trouxe para o Brasil a linha Metalosate, que disponibiliza todos os micronutrientes essenciais em fórmulas inteligentes e de alta eficiência. Com isso, o produtor economiza e consegue resultados muito melhores do que com o manejo que vinha realizando”, diz Delciclei.

Renê Pitanguy Simões, agrônomo da loja de insumos agrícolas MM Campinas, explica que o grande diferencial da linha Metalosate é ser uma fonte de nutrientes quelatados por aminoácidos, o que permite que o produto seja absorvido em poucos minutos e metabolizado pela planta de maneira eficiente. “Os nutrientes que compõe as formulações da linha Metalosate são até 20 vezes mais eficientes que outras fontes comuns, o que proporciona economia. Outra importante vantagem das formulações é seu alto poder de solubilidade”, explica o agrônomo.

Em Hortolândia, no interior paulista, o produtor de tomates Israel Pereira conseguiu avaliar a eficiência destes fertilizantes que fizeram parte o manejo nutricional de sua lavoura. “Observei excelente pegamento e uniformidade de frutos por penca. Como as plantas estavam mais resistentes, também houve baixíssima incidência de fundo preto. A tecnologia Metalosate também me proporcionou tomates de ótima qualidade, firmes, com bom tamanho e aparência”, comemora o agricultor. O manejo nutricional adotado por Israel contou com a aplicação de Metalosate Boro e Metalosate Cálcio.

O horticultor Amarildo Ferronato, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), utilizou os fertilizantes Metalosate para as culturas da alface e abóbora. “Houve uma melhora significativa na qualidade dos meus produtos, principalmente em se tratando de qualidade pós-colheita. As alfaces apresentaram coloração verde intensa, ausência de queima de bordas, uniformidade na formação das plantas, boa sanidade e excelente pós-colheita. Nas abóboras, o pegamento de frutos foi muito bom. Tivemos também bom enchimento, plantas sadias e consequentemente, mais produtivas”, afirma o agricultor Amarildo.

Além da tecnologia Metalosate, Amarildo também incluiu em sua estratégia de nutrição outros fertilizantes da Nutriceler, como Aplic Bem e Akro Cobre, que foram responsáveis pela preservação da sanidade das plantas e seu bom desenvolvimento até a colheita.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink