CI

O carbono é a colheita do futuro?

O carbono circula constantemente pela Terra


Foto: Pixabay

A crescente conscientização e preocupação com o meio ambiente, mudanças na política governamental dos Estados Unidos, que entraram novamente no Acordo de Paris, pode fazer com que o mundo agrícola se volte para o carbono. Essa afirmação é do especialista Kay Ledbetter, da Texas A&M University. 

“Tem havido uma discussão crescente sobre como criar uma maneira para os agricultores ganharem crédito pelas práticas favoráveis ao clima que implementaram ou irão implementar em suas operações", completou Joe Outlaw, Co-Diretor de Agricultura e Política Alimentar no Texas A&M College of Agriculture and Life Sciences e economista do Texas A&M AgriLife Extension Service. “Uma dessas formas é por meio do cultivo de carbono que permitiria a captura ou sequestro de carbono orgânico do solo, possibilitando a venda de créditos de carbono às empresas para que possam compensar suas emissões de gases de efeito estufa”, indicou. 

O carbono circula constantemente pela Terra. A energia da luz do sol funciona como combustível para o ciclo do carbono, um processo natural que move o carbono através de nossa atmosfera, biosfera, pedosfera, litosfera e oceanos. 

 "A atividade humana criou a necessidade de extrair grandes quantidades de carbono fóssil profundamente sequestrado na forma de combustíveis fósseis", disse Katie, da Texas A&M AgriLife Research, cientista de fertilidade do solo do Departamento de Ciências do Solo e Colheita de Lubbock. "Quando queimadas, essas formas densas de carbono liberam grandes quantidades de dióxido de carbono”, explicou. 

Ela disse que mais dióxido de carbono está sendo liberado agora do que a vida das plantas terrestres e os oceanos podem reabsorver naturalmente. Esse excesso de dióxido de carbono forma um cobertor em nossa atmosfera, prendendo o calor do sol e causando mudanças no clima. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.