CI

O difícil momento da economia brasileira

Painel Econômico



Não há setor econômico, político ou social no Brasil que, neste momento, não esteja manifestando preocupação com o contexto da vida brasileira. A maior parte dos indicadores de confiança são negativos. Possíveis investidores desistem dos negócios, rumam para outros países, como México, Peru e Colômbia.

O presidente da importadora e exportadora Belsul, Sérgio Sanches Corrêa, diz que parceiros que pretendiam aplicar seus recursos no Brasil resolveram fazê-lo no México. O presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Sessegolo, afirma que "a prática diária da defesa do interesse coletivo assumiu gravidade extrema no atual contexto" e que a manutenção dessa situação para os próximos anos "é preocupante". Todos acreditam em reversão se houver retomada do crescimento e da confiança, com a implantação de reformas estruturais na área tributária, trabalhista, burocrática e política.

O ano de 2014 parece ser mais um "ano perdido", a retomada do investimento está cada vez mais distante. Os dados do primeiro trimestre do ano, analisados pela Confederação Nacional da Indústria, indicam que "a confiança do empresário recuou ainda mais, a situação financeira da indústria piorou e os custos do investimento aumentaram". Alguns temem até a volta da insegurança jurídica, junto com a elevação da inflação, juros em patamares proibitivos e o problema da desindustrialização.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.